Os antigos Egípcios eram negros? a verdade sobre.

O afrocentrismo vem a muito tempo atribuir a uma das civilizações mais conhecidas a ideia de que sua população era negra mas isso é verdade? descubra.

Daniel

7/4/2024

O movimento afrocentrista há muito tempo vem tentando reclamar a antiga civilização do Egito como sendo de origem negra baseando se na localização geográfica e nas cores das figuras sem base científica além de interpretações de textos antigos errôneos.

A civilização egípcia começou após a unificação do alto e baixo(3 100a.c) Egito sobre o governo de Narmer, expandindo até a região do atual Sudão desenvolvendo várias cidades e grandes monumentos marcados pelo desenvolvimento arquitetônico e artístico até a queda do último faraó Cleópatra para o império romano(30a.c).

A raça dos egípcios se tornou motivo de debate, na qual começaram a afirmar serem negros da África subsaariana, primeiro por ser na África o que é fácil de se refutar já que uma simples pesquisa mostra que as populações do norte da África diferem dos povos do sul sendo em grande parte caucasianos camitas ou semitas veja:

Pesquisas mostram que os egípcios pelo menos em sua grande maioria tem afinidade genética com povos do oriente médio principalmente o levante e regiões da anatólia mostrando uma origem caucasiana de origem semítica, Heródoto descreve os egípcios como tendo pele mais escura que os gregos um tom moreno e mais clara que os núbios do sul.

Recentemente em 2017 uma pesquisa mostra através de análise de 90 múmias mostra uma afinidade com povos do oriente Médio principalmente e Europa e que as populações modernas tem mais ancestralidade negra que os antigos egípcios mostrando que é algo recente pós era romana e provavelmente por causa do comércio de escravos pelos árabes veja aqui:

Concluindo com esta pesquisa, fica claro que os antigos moradores do vale do rio Nilo etnicamente eram caucasianos e que a partir do período romano e árabe um fluxo maior de subsaarianos passa a povoar a região miscigenando -se com os egípcios.

Links:

Pesquisadores conseguem sequenciar genoma de múmias do Egito antigo (correiobraziliense.com.br)

Cientistas fazem primeira grande análise do DNA de múmias... | VEJA (abril.com.br)

Múmias egípcias tinham relação de parentesco com povos do Oriente Médio - Revista Galileu | Ciência (globo.com)

Cientistas recriam rostos de múmias do Egito usando DNA - BBC News Brasil

Canal dedicado a combater as mentiras do afrocentrismo: Egyptologist 7 - YouTube